Guia de Adoção Responsável
Adotar um animal é uma decisão especial e este guia visa proporcionar uma transição suave e carinhosa para o novo membro da família.
Antes mesmo do animalzinho chegar para morar com você, garanta que tudo esteja pronto para recebê-lo. Instale equipamentos de proteção, como redes de segurança nas janelas, retire as plantas que possam ser tóxicas ou mantenha fora do alcance do animal.
Bebedouro e comedouro de acordo com o tamanho do animal, casinha se ele ficar na área externa e, claro, uma cama confortável para tirar aquela sonequinha. Também deixe uma cobertinha e outros itens para garantir o conforto dele, além de brinquedos para se divertir e se distrair. Ah, e não esqueça do banheirinho dele: caixa de areia para os gatos e tapetes higiênicos ou caixas absorventes para cães. Escolha um local tranquilo e afastado do espaço onde o pet se alimenta, bebe água e dorme.
Dedique tempo para conhecer o animal adotado. Observe suas preferências, personalidade e comportamento. Respeite o tempo que o pet precisa para se ajustar ao novo ambiente.
Providencie a coleira e uma plaquinha com o nome do animal, do tutor e telefone para contato. Além disso, tenha sempre uma guia segura e de acordo com o porte do animal para os passeios.
Converse com o veterinário sobre a alimentação mais adequada para o seu pet e a quantidade que ele deve comer. Uma alimentação balanceada é fundamental para oferecer os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento do pet, além de fortalecer o organismo. Lembre-se de falar sobre os petiscos também!
Crie rotinas consistentes para alimentação, passeios, brincadeiras e idas ao banheiro.
Introduza o pet gradualmente a novas pessoas, ambientes e outros animais, esteja atento aos sinais de estresse e ajuste o ritmo de socialização conforme necessário.
Desenvolva um vínculo emocional positivo com o seu novo amigo através de carinho, brincadeiras e tempo de qualidade juntos. Esteja atento às necessidades emocionais do animal e proporcione um ambiente seguro e amoroso.